19/08/2015

Câmara de Vereadores e OAB celebraram o mês do advogado

A Câmara de Vereadores de Imbé e a subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Tramandaí (que abrange também as cidades de Imbé, Cidreira e Balneário Pinhal) promoveram na noite da última segunda-feira (17) uma sessão solene alusiva ao mês do advogado, cuja data foi comemorada no último dia 11 de agosto. Prestigiaram o ato o presidente da subseção da OAB em Tramandaí, Luiz Fernandes Feijó Borba, o vice-presidente estadual da OAB/RS, Luiz Eduardo Amaro Pellizzer, o presidente do Legislativo, vereador Uiraçu Pinto (PROS), e o prefeito municipal de Imbé, Pierre Emerim. Autoridades locais e membros das subseções da OAB da região também participaram da solenidade.

Durante o evento foi realizada a entrega da carteira de registro profissional da OAB a Cleber Padilha Kobus. Foi a 53ª carteira definitiva entregue pela subseção de Tramandaí desde 2013, quando a atual gestão assumiu o órgão. Logo após, os advogados João Batista Comparsi (Imbé), Vitalino Carde Ribeiro Fortes (Cidreira), Ilza Maria Dariva (Tramandaí) e Maria Helena Kremer Friedrich (Balneário Pinhal) foram agraciados com uma placa em homenagem ao Dia do Advogado.

Em seu discurso, o presidente da subseção de Tramandaí ressaltou a importância da categoria no exercício da cidadania. “O advogado carrega consigo a função social de representar a cidadania na extensão positiva de cada palavra, aliando-se a isto a conduta ética que não precisa ser dita, mas precisa ser praticada”, disse Borba. O discurso foi reforçado por Pellizzer. “Uma democracia não é forte se não tiver uma advocacia forte e uma cidadania bem representada”, afirmou o vice-presidente da OAB/RS.

Já o presidente do Legislativo de Imbé destacou a importância de ceder o espaço da Câmara para a promoção da solenidade. “Sabemos que o Direito é uma das especializações mais procuradas por quem ingressa na faculdade justamente pela sua importância social. Nada mais justo que abrir as portas da Câmara, que é a casa do povo e onde se debatem as leis que norteiam a municipalidade, para receber estes profissionais numa noite de homenagens e demonstrar a todos a importância desta categoria no exercício da democracia e na defesa dos direitos dos cidadãos”, afirmou Uiraçu.