Notícias

16/09/2015

Sessão da Câmara celebrou os 180 anos da Revolução Farroupilha

Sessão da Câmara celebrou os 180 anos da Revolução Farroupilha


A Câmara de Vereadores de Imbé realizou na noite da última segunda-feira (14) a tradicional sessão alusiva aos 180 anos da Revolução Farroupilha. Além dos vereadores, integrou a mesa diretora dos trabalhos o patrão Dilceu Bernardes, do CTG Querência do Imbé, responsável pela organização da programação da Semana Farroupilha 2015. Cerca de 300 pessoas acompanharam a sessão.


As apresentações das invernadas do CTG Querência do Imbé foram o ponto alto da noite. Enquanto a invernada Mirim apresentou coreografias de entrada e retirada para a canção “Primeiro Amor” e as danças tradicionalistas “Tatu com Volta no Meio”, “Maçanico” e “Vaneira Marcada”, o elenco artístico juvenil, finalista do Concurso Estadual de Danças Tradicionais para a categoria Juvenil (Juvenart), apresentou as danças “Sarrabalho”, “Xote de Duas Damas” e “Pezinho”.


O patrão do CTG Querência do Imbé contou um pouco da história da Revolução Farroupilha e destacou a importância de manter vivas as tradições locais. “A chama do orgulho gaúcho arde no coração de cada um de nós, independente da condição política e de qualquer outra diferença ideológica que tenhamos. É importante transmitir aos nossos jovens este sentimento de culto às tradições e incentivar a participação nos movimentos”, afirmou Bernardes. “Cada uma das entidades que participa das rondas ajuda a valorizar a nossa cultura. E, em especial, quero agradecer a Câmara que se colocou à disposição para nos ajudar neste ato de resgate do nosso tradicionalismo gaúcho”, completou.


O presidente do Legislativo imbeense, vereador Uiraçu Pinto (PROS) falou sobre o significado do ato. “A Semana Farroupilha possibilita a integração dos movimentos tradicionalistas com a comunidade, reverenciando o tradicionalismo e aproximando os poderes constituídos com o povo”, afirmou, destacando também a participação do Legislativo na guarda da chama crioula, das 8h de segunda até às 8h de terça-feira (15), juntamente com o Clube de Mães Laços de Amizade e a Comunidade Católica de Santa Terezinha. “A Câmara de Imbé sente honrada-se em se fazer presente nesta ação. É um orgulho fazer com que o Legislativo saia da sua sede e participe desta programação que relembra os ideais farroupilhas e promove apresentações artísticas dos jovens que representam nossa cidade nos principais eventos da cultura tradicionalista”, finalizou.


A próxima sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Imbé será realizada na segunda-feira (21), a partir das 19h30, na sede do Legislativo. A comunidade está convidada a acompanhar os trabalhos no plenário (Rua Sapiranga, 411, bairro Centro) ou através do site www.camaraimbe.rs.gov.br, que transmite em tempo real a reunião.

Voltar Voltar

Agenda de eventos