Notícias

10/05/2016

Sessão solene celebrou os 28 anos de emancipação de Imbé

Sessão solene celebrou os 28 anos de emancipação de Imbé


Em noite de plenário lotado, a Câmara de Vereadores de Imbé realizou a tradicional sessão solene alusiva aos 28 anos de emancipação político-administrativa da cidade, comemorados nesta segunda-feira (09). A solenidade também marcou a entrega da Medalha Imbeense aos nove cidadãos indicados pelos vereadores por conta dos seus relevantes serviços prestados à comunidade nas áreas política, social, cultural e administrativa. Além dos vereadores, a Mesa Diretora recebeu a presença do prefeito municipal Pierre Emerim e do vice Ique Vedovato. Autoridades civis e militares também prestigiaram o ato.


O primeiro homenageado da noite foi Juvenil Graciano de Jesus, o “seu Siri”, indicado pelo vereador Dr. Leandro Candiago (PDT). Aos 70 anos, Juvenil destacou-se como responsável pelo lago do Braço Morto, um dos principais cartões postais da cidade e que por muito tempo teve sua manutenção e embelezamento sob responsabilidade de Siri. Logo após, o vereador Uiraçu Pinto (PDT) entregou a honraria a Jesse James da Silva, que em 1983 iniciou com as construções de casas no balneário Presidente, gerando emprego e renda, e até hoje aposta no município para geração de emprego e renda através de diversos empreendimentos. O tenente reformado do Exército Jober Alberto Simas da Roza, atual presidente da Associação Imbé Bocha Clube e conhecido pela sua atuação comunitária na cidade, foi indicado pelo vereador Osmar Junior (PV).


Jorge Bigorenski, falecido em 2002, foi homenageado pelo vereador Nilton Gaudério (PSDB). Edson Bigorenski, filho de Jorge, recebeu a placa em nome do pai, que fundou a Associação de Moradores de Santa Terezinha, participando da construção da construção da atual Escola de Educação Infantil Vô Jovino, além de ter promovido muitas festas religiosas e diversas ações sociais e comunitárias. O ex-vereador, ex-presidente do Legislativo e ex-vice-prefeito José Carlos dos Santos, o Zezo que, em paralelo à vida política, exerce há 26 anos o cargo de fiscal de obras concursado do município, foi agraciado através do vereador Régis Cacetinho (PMDB). José Paulo Firme da Rosa, o “Cabo Firme”, recebeu a Medalha Imbeense das mãos da vereadora Joseleine Barbosa (PMDB). Firme foi subscritor da emancipação de Imbé, suplente de vereador em 2002 e vereador entre 2005 e 2012, tendo presidido o Legislativo Municipal nos anos de 2007 e 2009.


O biólogo Rene Duque Wollmann, autor do Hino Municipal de Imbé e fundamental na elaboração de diversas leis que integram a política pública ambiental de Imbé, foi condecorado pelo vereador Valdomiro Marcelino Josefino, o Mirote (PDT). O motorista concursado da Prefeitura Municipal, Sidinei Guimarães de Freitas, recebeu a Medalha Imbeense do vereador e presidente do Legislativo Fabrício Rebechi (PDT), pela sua atuação profissional e, mais recentemente, pelo incentivo que dá à prática de esportes através das aulas de kitesurf que ministra na cidade, sendo o único profissional da cidade credenciado pela Organização Internacional de Kitesurf. Encerrando as homenagens, o suplente de vereador Ailton Anacleto Sant’Ana (SDD), representando o titular licenciado Marco Antonio de Quadros (PDT), entregou a homenagem ao repetista Valmarino Manoel da Rocha, o “Valmo Rocha”, segundo morador do bairro Courhasa e figura conhecida da cidade pelos seus versos e trovas.


Representando os agraciados da noite, José Paulo Firme da Rosa agradeceu a homenagem. “Como homenageado que fui quero agradecer pela lembrança que esta Casa teve com cada um de nós. São pessoas que, de uma forma ou de outra, mas do seu jeito, contribuíram com nossa cidade”. Ao descrever a emoção de receber a Medalha Imbeense, ele lembrou de sua atuação como salva-vidas do município por mais de 20 anos. “Quando peguei esta medalha, grudei ela com tanta força que me lembrei das centenas de salvamentos que fiz. Guardem esta medalha pois ela é fruto do trabalho que cada um de vocês realizou”, disse Cabo Firme.


Já Pierre Emerim relembrou os dias que marcaram a consulta plebiscitária que emancipou Imbé de sua então cidade-mãe, a hoje vizinha Tramandaí. “Muitas pessoas não sabem, mas Imbé foi emancipado por uma diferença de um voto. Dizem que até os mortos votaram, mas isso valeu muito a pena”, brincou, ressaltando as conquistas e avanços do município nos últimos anos e, principalmente, a nova Base do SAMU e o Centro Municipal de Fisioterapia, inaugurados horas antes da sessão, no balneário Presidente. “São conquistas que vêm para encher mais ainda os imbeenses de orgulho”, resumiu o prefeito. Ele aproveitou a fala para revelar que o Executivo está iniciando o procedimento licitatório para a construção da Policlínica 24 Horas, que será situada no local onde hoje funciona a Escola Municipal Santa Catarina. “Isso tudo é fruto de muito trabalho, não caiu no céu. É fruto de uma equipe que nos dá suporte e de muito apoio que recebemos desta Casa na aprovação de matérias importantes para o crescimento da cidade”, disse Pierre, observando que a Unidade de Saúde de Santa Terezinha será reformada e passará a atender a comunidade da Zona Norte de segunda a segunda, durante 12 horas. “Imbé mudou de estágio. Paramos de dizer que ‘Imbé merecia mais’. Hoje as coisas acontecem. Somos o primeiro município em recebimento de investimentos do litoral norte”, comemorou o chefe do Executivo. “Nossa cidade tem muitos problemas, mas para estes problemas nós continuaremos trabalhando em conjunto com esta Casa”, completou.


Finalizando a sessão, o presidente do Legislativo frisou a necessidade de se mesclar juventude e experiência na busca pelo crescimento do bem estar da comunidade. “O bom censo nos indica que, para construir um amanhã melhor, é necessário que tenhamos garra, ímpeto, determinação e experiência”, disse Rebechi. “Somos nós, poderes Executivo e Legislativo, juntamente com a nossa comunidade, os responsáveis por banirmos os interesses individuais e buscar os interesses coletivos”, refletiu. Ele aproveitou para elogiar a gestão de Pierre. “Imbé, nessa gestão, tem se mostrado viável e deve prosseguir rumo ao desenvolvimento. Sempre é hora de unirmos forças, trabalhos e ideias, junto de ações que se somem ao interesse do bem comum”, avaliou o presidente. “Cabe ao senhor, prefeito, pelo poder que lhe foi constituído e delegado pelo povo, coordenar as vontades e os anseios da nossa cidade, sempre primando pelo bem da nossa coletividade e da nossa comunidade”, finalizou.


As fotos da cerimônia estão disponíveis na página da Câmara no Facebook.

Voltar Voltar

Agenda de eventos