13/05/2014

Legislativo imbeense promoveu sessão solene alusiva aos 26 anos da cidade

O plenário do Legislativo Municipal de Imbé esteve completamente lotado na noite da última sexta-feira (09), dia em que a cidade completou 26 anos de emancipação político-administrativa, para a sessão solene de aniversário do Município e cerimônia de entrega da Medalha Imbeense, honraria máxima concedida pelos poderes Executivo e Legislativo, autorizada pela Lei Municipal 245/94. Estiveram presentes autoridades civis e militares da região, secretários municipais, diretores de departamento e a comunidade em geral.

Homenageados

O primeiro homenageado da noite foi o aposentado Ênio Martins de Moura, que recebeu a honraria das mãos do presidente da Casa, vereador Uiraçu Pinto, pelos diversos serviços reconhecidamente prestados à comunidade imbeense e, especialmente, ao balneário Albatroz. Logo após, Ermida da Silva Pereira, proprietária do Hotel Paulinho – um dos mais antigos da cidade – também recebeu das mãos do presidente a Medalha Imbeense. Professora e vice-diretora noturna da Escola de Ensino Médio Nove de Maio, Fátima Berro foi homenageada pelo vereador Marco Antônio de Quadros. Em seguida, o radialista Luiz Felipe Menezes Silva, da rádio Golfinho FM, foi agraciado pelo vereador Osmar Junior pelas atividades realizadas a frente do veículo de comunicação. Ex-conselheira tutelar, Marli Moreira Spohn foi homenageada pelo vereador Clairton Alves. Com diversos serviços prestados ao Município que ajudou a construir, Odilon Vieira Martins recebeu a medalha das mãos dos vereadores Uiraçu Pinto, Fabrício Rebechi e Valdomiro Marcelino Josefino, o Mirote. Rebechi também entregou a honraria a Paulo Godoy, que na década de 80 organizou reuniões que culminaram na emancipação da cidade e, desde então, investe diretamente no ramo imobiliário da cidade. Finalizando as homenagens, o vereador Oldair Arceno passou às mãos de Marisol Inácio a Medalha Imbeense conferida à irmã, Rosileia Inácio, a Keka, falecida em julho do ano passado.

Pronunciamentos

Representando as homenageadas, a professora Fátima Berro orgulhou-se do título recebido. “Hoje é uma noite muito especial para todos nós, que recebemos o título maior da cidade. Acho que todos os cidadãos devem trabalhar com amor, carinho e dedicação para que consigam atingir essa honra que conquistamos nesta noite”, disse. Representando os homens homenageados, Paulo Godoy também discursou. “Numa comunidade com tantas pessoas que merecem este título, ficamos honrados em recebê-lo. Lá atrás, fui questionado por apostar em Imbé. Hoje é um orgulho ver o quanto esta cidade evoluiu”, falou Godoy.

Já o prefeito Pierre Emerim da Rosa recordou o plebiscito realizado em 10 de abril de 1988 que resultou na emancipação da cidade. “Hoje eu lembrava com o vice-prefeito (Luis Henrique Vedovato, o Ique) das reuniões que mobilizaram a comunidade a participar do plebiscito que emancipou o então distrito de Imbé da cidade de Tramandaí. A comunidade entendeu que o ‘sim’ deveria prevalecer”, relembrou Pierre, que orgulhou-se dos atos realizados pelo Executivo durante todo o dia. “No dia 9 de maio do ano passado, anunciamos a retirada de Imbé do Cadin (Cadastro Informativo de Créditos Não Quitados do Setor Público Federal) e inauguramos a Escola de Educação Infantil Vó Rosa, no bairro Nova Nordeste. Hoje, com imensa satisfação, entregamos o novo prédio da Peixinho Dourado (Escola de Educação Infantil inaugurada na manhã da última sexta), no bairro Operária. Durante a tarde, demos a autorização para a Corsan iniciar o maior investimento público da nossa cidade, a tão sonhada obra de implantação do sistema de esgotamento clocal, que certamente nos colocará num patamar superior”, orgulhou-se o prefeito. “Está sendo um dia marcante na história da cidade”, resumiu.

O presidente da Câmara, Uiraçu Pinto, encerrou a solenidade avaliando de forma positiva a harmonia entre Legislativo e Executivo que vem proporcionando a integração dos poderes para fazer mais pela comunidade. “Temos aqui uma representação voltada para um trabalho direto naquilo que queremos: desenvolvimento, qualidade de vida, saúde, educação e obras de infraestrutura. E tenho certeza que muito mais está por vir”, disse Uiraçu, ressaltando o passo importante dado pelo Legislativo na sessão solene: pela primeira vez na história, uma sessão da Câmara de Vereadores de Imbé foi transmitida pela internet, em caráter de teste. De acordo com a Assessoria de Imprensa do Legislativo, mais de mil espectadores acompanharam a solenidade pelo site oficial do Legislativo. “Hoje transmitimos esta sessão via internet para centenas de pessoas. É o primeiro passo para uma maior transparência aos atos públicos realizados por esta Casa, fazendo com que a comunidade tenha uma participação cada vez mais direta e acompanhe o que tramita nas sessões legislativas”, finalizou o presidente.