27/10/2014

Sugestão do Legislativo, concurso de decoração natalina é sancionado pelo Executivo

O prefeito municipal de Imbé, Pierre Emerim da Rosa, sancionou no último dia 15 de outubro a Lei Municipal 1.604, que cria o concurso de decoração para o Natal 2014. A proposição tem origem no Anteprojeto de Lei de autoria do vereador Marco Antônio de Quadros (SDD) e objetiva incentivar a população e o comércio local a incrementar a decoração natalina na cidade, proporcionando um Natal mais iluminado e atraente para moradores e veranistas.

De acordo com o projeto, poderão concorrer à premiação as residências, edificações e os prédios comerciais que estiverem decorados dentro do tema do concurso, “Natal Luz, Amor e Paz”. As inscrições serão gratuitas e deverão ser realizadas na Secretaria Municipal de Turismo, Desporto, Indústria e Comércio, de 1° a 12 de dezembro, no horário das 8h às 11h30 e das 13h30 às 18h.

O concurso será dividido em três categorias: residencial, comercial e edifícios. Para cada categoria, serão selecionadas as três melhores decorações, com a seguinte premiação:

• 1° lugar: R$ 1.200,00 (mil e duzentos reais) + troféu;
  • 2° lugar: R$ 800,00 (oitocentos reais) + troféu;
  • 3° lugar: R$ 500,00 (quinhentos reais) + troféu.

Membros da Secretaria Municipal de Turismo, Desporto, Indústria e Comércio, da Câmara de Dirigentes Lojistas de Imbé (CDL), do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA-RS), da Associação de Artesãos de Imbé, da Câmara de Vereadores e da imprensa falada e escrita – todos com obrigatória atuação na cidade – formarão a comissão julgadora do concurso, que considerará a parte externa do imóvel com notas de 0 a 10 para os quesitos criatividade, mensagem, originalidade, beleza e iluminação.

Para Quadros, autor da proposição, o concurso fará com que a cidade fique mais bonita durante as festas de fim de ano. “O município de Gramado é referência no Estado pelo ‘Natal Luz’, que há anos atrai moradores de outras regiões que ficam admirados com a beleza das decorações natalinas da cidade. Neste ano, as residências e os prédios aqui da cidade, que tradicionalmente já são enfeitados, serão muito mais”, explica o líder do Solidariedade.

O vereador Uiraçu Pinto (PROS) lembrou da importância da manutenção do espírito natalino entre moradores, veranistas e comerciantes. “A proposta é importante pois tem o objetivo primordial de despertar o interesse da comunidade na realização de decorações e ornamentações natalinas, visando o embelezamento da cidade no período de festas comemorativas do Natal, premiando aquelas que melhor atendam os critérios de avaliação”, frisa o presidente da Câmara.

O regulamento completo do concurso, estabelecido pela Lei Municipal, pode ser acessado abaixo.