25/11/2014

Uiraçu Pinto é reeleito presidente da Câmara de Vereadores

A Câmara de Vereadores de Imbé realizou na noite desta segunda-feira (24) – a última do mês de novembro, conforme prevê o Regimento Interno – a votação para eleição do presidente da Casa e composição da mesa diretora dos trabalhos para o exercício de 2015. Por unanimidade, o vereador Uiraçu Pinto (PROS), que está em seu primeiro mandato como vereador e é o atual presidente, foi reeleito.

A mesa diretora para 2015 ficou assim composta: Presidente - Uiraçu Pinto (PROS); 1° Vice-Presidente - Valdomiro Marcelino Josefino, o Mirote (PROS); 2ª Vice-Presidente - Josi Barbosa (PSDB); 1° Secretário - Fabrício Rebechi (PROS); 2° Secretário - Osmar Junior (PV).

Para Uiraçu, a reeleição é fruto da confiança dos demais colegas no trabalho realizado a frente da Câmara. “No ano passado fui eleito por unanimidade com votos de confiança dos demais vereadores. Nesta, os votos são pela continuidade do trabalho executado a frente desta Casa, primando também pelo bom relacionamento entre os pares deste Legislativo”, resumiu o vereador.

Desde que assumiu a cadeira da presidência, em janeiro deste ano, Uiraçu promoveu diversas melhorias no dia a dia do Legislativo. Logo em janeiro, anunciou um reajuste de 17,44% - acumulado entre 2011 e 2013 - nos vencimentos dos servidores da Casa. Nos meses seguintes, iniciou um processo de melhorias nas estruturas dos gabinetes e setores administrativos, que foram reequipados com computadores e impressoras para agilizar o atendimento das assessorias parlamentares à comunidade. A rede de internet também foi passou por melhorias, o que permitiu reestruturar a rede de intranet – restrito aos servidores – para o compartilhamento de documentos oficiais, tornando a comunicação interna entre os setores e gabinetes mais ágil.

Em maio, Pinto iniciou as transmissões das sessões ordinárias do Legislativo pela internet, sendo uma das primeiras Câmaras do Litoral Norte do Estado a disponibilizar este serviço aos cidadãos. O projeto, batizado de “Câmara no Ar”, conta com uma média de 800 visualizações por sessão, atingindo, por vezes, picos expressivos de até dois mil acessos.

Obras de acessibilidade também foram entregues pelo presidente durante 2014. Buscando adequar-se à legislação nacional que obriga os prédios públicos a oferecerem estrutura acessível para portadores de necessidades especiais, foram construídas duas rampas de acesso dentro do plenário e uma rampa de acesso ao prédio à Câmara, facilitando a entrada de qualquer pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida aos gabinetes e setores administrativos do Legislativo. Todas as rampas foram revestidas com piso tátil próprio para este tipo de serviço, formado por placas de borrachas antiderrapantes. Parte das melhorias foi realizada com sobras de materiais adquiridos pelo Legislativo e que foram usados para execução de pequenos reparos na estrutura administrativa da Casa. As obras estão de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que, através da Norma 9050, estabeleceu critérios para acessibilidade em edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos.

O vereador destacou que além do dever da fiscalização às ações do Executivo, é importante o diálogo e a harmonia entre Legislativo e Executivo para o atendimento das solicitações da comunidade. “Agradeço ao empenho dos servidores que estão nos auxiliando neste trabalho de aproximação, tanto com a comunidade, através dos meios de informação e das redes sociais, quanto pelos órgãos de imprensa que nos ajudam na divulgação das ações promovidas por esta Casa”, disse. “A Câmara tem se tornado um canal direto de diálogo com a Administração Municipal para a solução reivindicações da comunidade, as quais têm sido atendidas pelo Executivo”, completou.

A posse da mesa diretora ocorre em sessão solene no dia 1° de janeiro de 2015, na sede do Legislativo, em horário a ser definido.