11/03/2015

Câmara realizou sessão alusiva do Dia Internacional da Mulher

A sessão ordinária da última segunda-feira (09) da Câmara Municipal de Imbé foi inteiramente dedicada às mulheres. Em alusão ao dia 08 de março, data em que internacionalmente se comemora o Dia da Mulher, o Legislativo promoveu uma homenagem a nove imbeenses com relevante destaque e importância em diversos setores da sociedade. O plenário da Câmara contou com boa presença do prefeito municipal Pierre Emerim, de autoridades locais e da comunidade, enquanto que o “Câmara no Ar” – serviço de transmissão das reuniões em áudio e vídeo pela internet – registrou quase duas mil visualizações.

A primeira homenageada da noite foi a catequista e colaboradora do grupo Amigas da Praia, Maria Girlene dos Santos, por iniciativa do vereador Osmar Junior (PV). Em seguida, o presidente da Câmara Municipal, vereador Uiraçu Pinto (PROS), homenageou a secretária de Educação e Cultura e presidente do Serviço Assistencial do Município de Imbé (SAMI), Joselaine da Silva Cardoso. A professora Maria de Lourdes Vedovato, ex-secretária de Educação e ex-suplente de vereador, recebeu a placa das mãos da vereadora Joseleine Barbosa (PSDB). A também professora Maria Salete Beckhauser Montano foi agraciada através de requerimento do vereador Marco Antonio de Quadros (SDD).

Em seguida, Ledir Fagundes de Andrade, que há 15 anos coordena o Clube da Terceira Idade de Mariluz, recebeu a honraria do vereador Carlos Régis Silveira, o Cacetinho (PROS). O vereador Oldair Arceno (PMDB) homenageou, em requerimento também assinado pelo presidente do Legislativo, a diretora do Centro de Apoio Pedagógico à Educação Básica (CAPEB I), professora Santina Euzébio de Fraga. Maria Amélia Gama Pereira, professora responsável pela coordenação das Salas de Recursos Multifuncionais, recebeu a placa por indicação do vereador Fabrício Rebechi (PROS). O vereador Nilton Gaudério (PSDB) homenageou Generosa Gomes dos Santos, uma das organizadoras da primeira festa em homenagem a São José, padroeiro do Município.

Finalizando as homenagens, o vereador Valdomiro Marcelino Josefino, o Mirote (PROS), em conjunto com os demais vereadores do Legislativo, entregou uma placa à vereadora Joseleine Barbosa, única mulher entre os vereadores imbeenses, e autora da Lei Municipal 1.527/2014, que criou a Semana da Mulher e autoriza a concessão das honrarias às homenageadas.

Maria Salete Beckhauser Montano falou da emoção de ser agraciada pelo Legislativo. “É justo e bonito receber esta homenagem em vida. É sinal de que fizemos algo por esta cidade e que somos reconhecidas por isso”, disse a professora, que atualmente leciona na Escola de Ensino Médio Nove de Maio. A secretária de Educação também discursou. “Esta homenagem nos refere não apenas como mulheres, mas como trabalhadoras que fazem pelos seus filhos, pelos seus esposos e pelo profissional”, disse Josi, que completou relembrando um dos fatos que originou a comemoração. “Há mais de 100 anos um grupo de operárias do setor têxtil protestou reivindicando melhores condições de trabalho. A manifestação foi reprimida com extrema violência e cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Essas mulheres hoje estão representadas por nós, que contribuímos de alguma forma para o crescimento da cidade”, explicou.

A vereadora Josi Barbosa falou da importância da mulher na cidade. “Tenho grande admiração e respeito pelas mulheres. Isso nasceu com os ensinamentos da minha mãe, que desde cedo me ensinou os valores da vida”, disse Josi, emocionada. “As mulheres conquistaram espaço e, em pouco tempo, demonstraram capacidade de desenvolver trabalhos em qualquer campo da ação humana”, concluiu. No seu discurso, o prefeito municipal lembrou da secretária da Mulher e Direitos Humanos Nilza Godoy, que foi homenageada na sessão do ano passado. “Ela não passa por um bom momento de saúde, mas da mesma forma como as homenageadas são merecedoras do nosso reconhecimento, a Nilza também merece, por toda sua luta pelas causas das mulheres”, falou. “Não conheço um homem que tenha alcançado seus objetivos profissionais, políticos ou de qualquer outra ordem, sem ter uma mulher ao seu lado”, finalizou.

Encerrando a sessão, o presidente do Legislativo cobrou mais ações que reconheçam a importância da mulher na sociedade. “É hora de buscarmos a valorização da mulher, independente da sua posição e da sua função. Espero que no próximo ano, neste mesmo espaço, possamos apresentar dados que comprovem que a desigualdade entre homens e mulheres está diminuindo”, afirmou Uiraçu Pinto, que ainda recitou um pequeno verso ao final do discurso. “A beleza da mulher não está nas marcas do seu rosto, mas refletida na alma. E a beleza da mulher, com o passar dos anos, apenas cresce”, disse, encerrando a sessão.

A próxima sessão ordinária da Câmara Municipal ocorrerá nesta segunda-feira, dia 16 de março, às 19h30. A comunidade está convidada a acompanhar a tramitação de proposições de interesse público.